Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum

Marcia Amaral Correa de Moraes, Karen Selbach Borges, Fabio Okuyama

Resumo


O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.




Palavras-chave


Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.66-77

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Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

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