A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular

Lucía Silveira Alda

Resumo


As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.


Palavras-chave


Aprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.98-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.