Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção

Heloísa Andreia de Matos Lins

Resumo


 

A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão.



Palavras-chave


Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.4.2.74-81

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Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)