Scratch – um primeiro olhar

Flávia Linhalis Arantes, José Michael Leandro da Silva Ferreira, Paula Eduarda Justino Ribeiro

Resumo


RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.

PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação.

 

ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.

KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.


Palavras-chave


Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.137-152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.