Hipermídia, interface e o novo leitor no contexto digital

Alessandro Ferreira Costa, Deborah Pereira Alves, Gabriela Reis Chaves Martins, Ivone Gomes Silva, Thaís Mendes Gomes

Resumo


Resumo: É inerente ao homem a capacidade de identificar problemas e propor mudanças em busca de soluções, possibilitando avanço cognitivo determinante para a criação de novas técnicas e tecnologias que possam subsidiar demandas específicas na busca do conhecimento. Tendo em vista os impactos sócio-culturais decorrentes do uso e da aplicação da tecnologia informática digital no cotidiano humano, este artigo propõe uma breve reflexão acerca do espaço virtual e das novas formas de leitura e associação de sentidos por meio da interface e da hipermídia.

Abstract: It is inherent to man the ability to identify problems and propose changes in a search of solutions, enabling determinant cognitive advance to the creation of new techniques and technologies that can support specific demands in the pursuit of knowledge. Considering the socio-cultural advantages of the use and application of digital computer technology in everyday life, this paper proposes a brief reflection on the virtual space and new forms of reading and association of meanings through the interface and the hypermedia.

Keywords: reading; hypermedia; interface design.


Palavras-chave


leitura; hipermídia; design de interface.

Texto completo:

PDF

Referências


JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LEMOS, André. Estruturas antropológicas do ciberespaço. Textos de Cultura e Comunicação, Facom/UFBA, n. 35, jul. 1996. Disponível em . Acesso em: 17 set. 2009.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

NORA, Dominique. La conquista del ciberespacio. Barcelona: Editorial Andrés-Bello, 1997.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

TEIXEIRA, Geraldo Magela. Compromisso com a educação: humanismo, paixão e êxito. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.5.10.48-56

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.