Poussin em muitas telas

Carla Viana Coscarelli

Resumo


Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de um experimento em que foi feita uma comparação da leitura de um mesmo texto em dois formatos: o hipertexto digital e o contínuo, a fim de verificar a influência do formato de apresentação do texto na compreensão dele. O texto usado nesse experimento traz explicações sobre o quadro Uma dança para a música do tempo pintado por Poussin e foi analisado à luz da Teoria dos Espaços Mentais proposta por Fauconnier e Turner (2002).

Abstract: In this paper we present the results of an experiment in which a comparison between the reading comprehension of a text presented in two formats: digital and continuous hypertext, was made in order to find out about the influence of the format of presentation in reading comprehension. The text used in this experiment brings explanations about the painting Dance to the Music of Time by Poussin, and was analyzed using the Theory of Mental Spaces proposed by Fauconnier and Turner (2002).

Keywords: reading; hypertext; Poussin.


Palavras-chave


leitura; hipertexto; Poussin.

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Referências


FAUCONNIER, GILLES; TURNER, Mark. The Way We Think. Cambridge University Press, 2002.

LAKOFF, GEORGE; TURNER, Mark. More than Cool Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.1.2.16-26

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Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

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