As metáforas e o cinema de animação: uma análise do filme Meow!

Maurício Silva Gino, Ronaldo Luiz Nagem, José Tavares de Barros

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar as intenções e os significados atribuídos por Marcos Magalhães às metáforas presentes no filme Meow!Por meio de entrevista semi- estruturada, registraram-se as intenções e os significados atribuídos pelo produtor para cada cena ou personagem. Os resultados foram analisados e discutidos tendo como suporte teórico as proposições de Lakoff & Johnson(1), dentre outros. A conclusão a que se chega é que o autor seleciona alguns aspectos de nossas experiências culturais, ao mesmo tempo em que simplesmente desconsidera outros, o que faz do seu filme o veículo de uma realidade metafórica. Nesse sentido, a metáfora apresenta-se como um recurso de fundamental importância para a expressão artística de Marcos Magalhães que, por meio do filme, expõe sua visão de mundo e seus posicionamentos político e ideológico.

Abstract: This article aims at presenting intentions and meanings attributed by Marcos Magalhães to the Meow! film. Through a semi-structured interview, the intentions and meanings attributed by the producer, to each scene or character, had been registered. The results had been analyzed and discussed having as theoretical support the proposals of Lakoff & Johnson (2002), amongst others. The conclusion is that the author selects some aspects of our cultural experiences, and at the same time do not consider others, so, this makes the film a vehicle for a metaphoric reality. In this sense, the metaphor is presented as a resource of extreme importance for the artistic expression of Marcos Magalhães, which through the film, shows his vision of the world and his ideological political position.

Keywords: metaphors; analogies; cinematographic animation.


Palavras-chave


metáforas; analogias; animação cinematográfica.

Texto completo:

PDF

Referências


CITELLI, Adilson Odair. Escola e Meios de Massa. In: ______ Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

DAGNER, Zr. Rewiew of studies on the effectiveness of instructional analogies. Science Education, v.79, n.3, 1995.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

GINO, Maurício Silva. A expressão e recepção do pensamento analógico/metafórico por meio da animação cinematográfica. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/MG, Belo Horizonte, 2003.

LAKOFF, George; JOHNSON. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: EDUC – Editora da PUC/SP Mercado das Letras, 2002.

NAGEM, Ronaldo Luiz; CARVALHAES, Dulcinéia de Oliveira; DIAS, Jully Ane Yamauchi Texeira. Uma proposta de metodologia de ensino com analogias. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Portugal, v. 14, n.1, p. 197-213, 2001.

SARTRE, Jean-Paul. O imaginário. São Paulo: Ática, 1996.

TREAGUST, Thiele. Analogies in chemistry textebooks. International Journal of Science Education. v. 17, n.6. 1995.

WINNER, E.; GARDNER, H. Metaphor and irony: two levels of understanding. In: ORTONI, A. Metaphor and thought. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

FILMOGRAFIA

MEOW. Direção: Marcos Magalhães. Rio de Janeiro: FUNART/CT Av., 1981. 1 fita de vídeo (38 min.), VHS, son., color.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.3.44-58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.