Memórias em movimento: a tela como ferramenta no ensino de História

Carlos Pereira Martins

Resumo


Resumo: Este artigo aborda a imagem na tela refletindo sobre a tradição de não-leitores na sociedade brasileira, a qual favorece uma cultura cinematográfica, tratando da análise do discurso e da memória num momento em que a difusão do conhecimento através do audiovisual é mais presente. Sem esgotar o tema, este texto entende a imagem como instrumento de ensino na sala de aula, possibilitando o trânsito do aluno da tela ao texto e vice-versa.

Abstract: This article approaches the image in the screen contemplating about the "no-readers" tradition in the Brazilian society favoring a cinematographic culture, treating of the analysis of the speech and memory in one moment in that the diffusion of the knowledge through the audio-visual is more present. Without draining the theme, understands the image as teaching instrument in the class room, making possible the student's traffic of the screen to the text and vice-versa.

Keywords: image; Reading; memory.


Palavras-chave


imagem; leitura; memória.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, Miguel Esteves. A causa das coisas. 10. ed. Lisboa: Assírio e Alvin Editora, 1990.

CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. Analisando e produzindo o audiovisual: oficina de vídeo na escola. In: FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão (Coord.). TV na escola e os desafios de hoje. 2. ed. Brasília: Seed/MEC, 2002. Módulo 3.

CARNES, M. C. Passado imperfeito: a história no cinema. São Paulo: Record, 1997.

CITRON, Suzanne. Ensinar a História hoje. A memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte. 1990.

CORRÊA, Ana Paula Thedin. Direitos escritos numa terra sem livros. Panóptica, Vitória, ano 1, n. 9, p. 150-165, jul.–ago., 2007. Disponível em: .

DELORS Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema e história: a vez das imagens. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH, 4, 1990, Rio de Janeiro. Anais... História hoje: balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: ANPUH, Núcleo do Rio de Janeiro, 1990.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PEIXOTO, Milza Bruxellas. Visões da história na imagem televisiva. História Franca, SP: CAFH, UNESP, [s.d.]. (Série. História – Ensino).

SOARES, Mariza de Carvalho; FERREIRA, Jorge. A História vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 2. ed. São Paulo: Papirus, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.4.8.59-67

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.