PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO NA SALA DE AULA POR MEIO DA DIVERSIDADE DE DISCURSOS

Simone Albino da Silva Santos

Resumo


Argumentar é uma capacidade fundamental, visando desenvolvê-la propôs-se uma prática de ensino voltada para o desenvolvimento da capacidade de argumentação, por meio da análise da diversidade de discursos que circulam na sociedade sobre “liberdade de expressão” em uma turma de 8º ano, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, situada em Betim. Para tanto, utilizou-se: pesquisa em internet e o jogo das controvérsias, resultando em um debate com fundo controverso. Os resultados evidenciam a necessidade de se promover, nas aulas de língua portuguesa, um ensino mais voltado para o desenvolvimento da capacidade de argumentação, pouco trabalhada na escola.

Apresentação: http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/?p=8290


Palavras-chave


Argumentação, discursos, Liberdade de expressão, Modalidade oral e Modalidade escrita.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Simone Albino da Silva Santos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220