UPA – UNIDADE POÉTICA DE ATENDIMENTO: POR UM ENSINO DE LEITURA POÉTICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar uma proposta de ensino de leitura poética em uma situação de exposição pública que foi feita com alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Matias Lobato, situada em Divinópolis – MG. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa que se ancora, principalmente, na ideia de ensino por meio de sequência didática segundo Dolz e Schneuwly (2004) e as estratégias de leitura segundo Solé (1996), assim sendo, tal proposta buscou contemplar o ensino da leitura poética e da oralização. Esse estudo possibilitou constatar que o gosto pelos textos poéticos e as habilidades orais podem ser mais bem estimulados quando se dão por meio de estratégias que levem os estudantes a uma situação real de uso da língua.

Palavras-chave


Ensino;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220