Vivências presenciais e a distância: uma visão tensiva do ensino

Thiago Moreira Correa

Resumo


Este texto parte das vivências docentes e discentes no ensino presencial e a distância para extrair as categorias tensivas de cada modalidade de educação. A partir dessa reflexão sobre as direções tensivas elaboradas pela prática de ensino-aprendizagem, busca-se identificar no discurso de uma Instituição de Ensino privada, situada na cidade de São Paulo, as identidades e diferenças entre a experiência e o textos-enunciados que conduzem uma visão a respeito da qualidade de ensino para cada modalidade, dentro do universo discursivo considerado. Assim, a junção dos papeis de aluno e professor e a conciliação entre vivências e teorizações semióticas direcionam as reflexões de nosso texto influenciadas pela perspectiva de Matte (2018), amparada na semiótica tensiva (ZILBERBERG, 2011).

Palavras-chave


EAD; Educação; Semiótica; Tensividade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Thiago Moreira Correa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220