BRINQUEDOTECA EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA: UTOPIA OU REALIDADE?

Luana de Cássia Silva Ferreira, Marcela Aparecida Madeira Reis, Letícia Mara Ricardo, Larissa Sales Martins

Resumo


O brincar é uma atividade indispensável à criança, inclusive dentro do hospital. O trabalho teve como objetivo investigar sobre a existência de brinquedotecas em unidades de internação pediátrica dos municípios da macrorregião de Alfenas. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em hospitais públicos, no período de maio a julho de 2019, envolvendo 7 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e uma docente de um Instituto Federal do sul de Minas. Foram coletadas informações de 26 instituições através de contato telefônico. Elaborou-se um banco de dados para a análise e interpretação. Os resultados mostraram que das 26 instituições investigadas, 5 possuem brinquedoteca (19,2%) e 21 não possuem brinquedoteca (80,2%). Observa-se que, apesar dos concretos benefícios do lúdico junto à criança hospitalizada, poucos investimentos têm sido realizados nas unidades de internação pediátrica de nossa região relacionados à estruturação de brinquedotecas.

Palavras-chave


Criança; Hospitalização; Jogos e Brinquedos

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Direitos autorais 2019 Luana de Cássia Silva Ferreira, Marcela Aparecida Madeira Reis, Letícia Mara Ricardo, Larissa Sales Martins

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ISSN 2317-0220