EDITORIAL

Adriana Camilo Leovergilio de Andrade, Ana Cristina Fricke Matte, Elaine Teixeira da Silva, Eliane Lima Piske, Fábio dos Santos Coradini, Jader Luís da Silveira, Mauricio Teixeira Mendes, Nathan Peixoto Oliveira, Paulo Soares Batista, Priscilla Tulipa da Costa, Tielle Alves Souto

Resumo


Editorial dos Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2019.2, redigido colaborativamente pelos coordenadores de palco, editores de seção e professores que participaram do evento com seus alunos e orientandos no UEADSL2019.2, um recurso educacional aberto, livre e dinâmico. Contém um balanço do evento e apresenta os trabalhos apresentados e aqui publicados.

1. Introdução
Conectamos e reconectamos a todo o momento, não há mais rigidez fixa entre dentro e fora. Pensando nessas enormes possibilidades em que as transformações tecnológicas ressignificaram os movimentos de comunicação da sociedade, o UEADSL se posiciona como um elemento mediador da CIÊNCIA ABERTA e com gratuidade no acesso.
Conectar e esperançar em tempos de ser ao (re)existir foi (e é) marca dos Palcos: Anfiteatro, Roda de Conversas, Feira de Saberes e Teatro das Conferências, que consolidam o Congresso Universidade, EaD e Software Livre UEADSL 2019.2. Os Palcos representam a possibilidade da educação básica se encontrar com o ensino superior, ambos protagonizam as mais diversas cenas nos espaços do UEADSL, em que não possuem um dos lados como sendo o mais importante, mas a soma dos vértices que integram o ensino, a pesquisa e a extensão, um evento acadêmico semestral, online e gratuito promovido pelo Grupo de Pesquisa Texto Livre.
O congresso UEADSL vem se consolidando, a cada edição, por meio da Educação a Distância, como um importante recurso educacional aberto, oportunizando, nesse sentido, o aprofundamento das discussões acerca: da defesa da Universidade Pública; do incentivo à pesquisa e à produção acadêmica de graduandos e pós-graduandos das mais diversas áreas do conhecimento; das concepções e práticas educativas de profissionais provenientes da educação formal ou não; da importância de se valorizar e divulgar os múltiplos saberes que emergem das mais variadas práticas sociais; entre outros. E tudo isso é traduzido em visualizações, comentários, cliques e curtidas, num ambiente que inspira a conscientização de todos e todas quanto às pautas do ontem, do hoje e do amanhã, sempre em consonância com um enfoque temático geral, contemporâneo e socialmente relevante.
Em tempos de incertezas teríamos muitas razões para destacar acontecimentos negativos, mas não podemos esquecer que não existe um dos lados mais importante, e é exatamente por este motivo que mobilizamos a comunidade acadêmica em compartilhar conhecimentos nos Palcos, pela possibilidade de descortinar as práticas que vem sendo construídas em diversos contextos educativos, parece ousadia essa afirmação. Mas, ao apresentar os dados do UEADSL 2019.2, tanto os quantitativos como os qualitativos mais uma vez essas informações serão comprovadas. A construção coletiva do UEADSL contabilizou 49 publicações, com 1062 comentários publicados nos fóruns de apresentações (a que chamamos de palcos) no período de uma semana, isso mesmo! Então, como dicotomizar os dados? Impossível pensar a teoria de um lado e a prática de outro, conforme podemos acompanhar com as informações a seguir:   
O Congresso integrou 15.876 visualizações de páginas durante a semana do evento, o que causou grande alegria, pois os elementos apresentam que todos os envolvidos foram (são) protagonistas ao atuar coletivamente neste grande contexto educador, que é o UEADSL. Por falar em ambientes, não poderíamos deixar de destacar as propostas que foram construídas nas escolas públicas ao envolver as tecnologias digitais, uma supera(ação) para os estudantes que apresentaram trabalhos na Feira de Saberes. Os dados comprovaram que as tecnologias digitais fazem parte das aprendizagens e muito mais do que isso, estudantes da periferia e que são da rede pública podem ser os protagonistas de suas atuações. As menções coadunam com as pesquisas que foram apresentadas nos demais Palcos, em que os educadores de diferentes áreas tiveram a chance da arte do encontro pela possibilidade de (re)significar a educação como um processo de desenvolvimento humano.
As ambiências formativas criadas em cada palco, fórum, post e até mesmo com as visualizações, promoveram no UEADSL a pluralidade de temas e debates, especialmente aqueles que, como todos os nossos, aderem à política da Ciência Aberta, se transformando em uma poderosa plataforma de comunicação e relacionamento científico, promovendo a cultura digital  e liberdade na produção acadêmica, respeitando sempre os princípios da diversidade e direito ao acesso gratuito e público.

---------------------------

Para ler o Editorial completo, abra o PDF.


Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet; ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ana Cristina Fricke Matte, Elaine Teixeira da Silva, Eliane Lima Piske, Fábio dos Santos Coradini, Jader Luís da Silveira, Paulo Soares Batista, Priscilla Tulipa da Costa, Tielle Alves Souto, Adriana Camilo Leovergilio de Andrade

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220