RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BAIXADA SANTISTA

Shana Krindges, Elisete Gomes Natario

Resumo


A ginástica artística é uma modalidade esportiva cujos movimentos diversificados, quando aplicados ludicamente, trazem benefícios tanto nas questões motoras, quanto nos aspectos de motivação e autoestima. Ao se trabalhar essa modalidade, sem exigência de resultados, pode-se proporcionar uma atividade diferenciada para as aulas, mesmo quando se trata de alunos com alguma deficiência. Desvinculando a palavra deficiência de palavras como incapacidade e associando à palavra possibilidade surge uma proposta inclusiva de ginástica artística dentro de uma escola de Educação Especial. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um projeto de ginástica artística, dentro das aulas de Educação Física, que visou melhorar a coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, força e agilidade de alunos com deficiência, desmistificar a visão de deficiência como incapacidade e ampliar as possibilidades do discente melhorar sua autonomia. O projeto foi desenvolvido em uma nas aulas de educação física em uma escola de Educação Especial na Baixada Santista –SP, durante um período de 3 anos. Os resultados mostraram melhoras motoras, afetivas e sociais nos alunos.


Palavras-chave


Educação Especial; Ginástica artística; deficiência; inclusão; Educação Física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Shana Krindges, Elisete Gomes Natario

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220