Reflexões sobre a ampliação do repertório literário nas aulas de Língua Portuguesa/Literatura

José Ignacio Ribeiro Marinho, Diones Bernardes dos Santos Motta, Giselda Maria Dutra Bandoli, Helga Carvalho Baptista de Almeida, Joseani Adalemar Netto

Resumo


Considerando-se que a tendência, de modo geral, nas aulas de Língua Portuguesa/Literatura, é abordar o texto literário com finalidade didático-pedagógica, impedindo, de certa feita, a ampliação do repertório literário dos alunos, apresentamos uma discussão, crítico-reflexiva, acerca da práxis pedagógica. Para tanto, com ancoragem em um rol de teóricos da área – Bloom (2010), Candido (2004), Colomer (2007), Cosson (2012), Iser (1996), dentre outros –, discorreremos sobre questões como cânone, letramento e repertório literários.

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Palavras-chave


Práxis pedagógica; Cânone; Letramento literário; Ampliação do repertório literário; Língua Portuguesa/Literatura

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Direitos autorais 2020 José Ignacio Ribeiro Marinho, Diones Bernardes dos Santos Motta, Giselda Maria Dutra Bandoli, Helga Carvalho Baptista de Almeida, Joseani Adalemar Netto

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ISSN 2317-0220