UMA DISCUSSÃO SOBRE A FÍSICA DE DARK

Thiago Cordeiro Oliveira, Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


Novas formas de ensinar e recursos diversificados dentro da escola são bem vindos ao ensino de Física. A disciplina que muitas vezes se mostra excludente aos alunos pode ser trabalhada de forma lúdica e com recursos com os quais os alunos aprendam de forma descontraída. Pensando nisto realizamos um projeto no qual elaboramos a partir da série Dark um vídeo didático que discute questões de Física. O objetivo do trabalho foi elaborar um material lúdico que chamasse atenção do aluno, que o motivasse ao aprendizado da disciplina e fosse adequado a utilização em tempos de pandemia. Inicialmente pesquisamos os temas de Física tratados na série e após elaboramos o vídeo no Microsoft Powerpoint, tendo salvado o mesmo em MP4, ou seja, formato de vídeo. O mesmo foi utilizado com alunos do 1 o ano do Ensino Médio na disciplina Física, tendo sido enviado aos mesmo um questionário para avaliar seu conhecimento após assistirem o vídeo. Os resultados sugerem que o vídeo trouxe aprendizado aos alunos e que os mesmos se mostram motivados a aprender através do recurso.

Link de acesso: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1206


Palavras-chave


Série televisiva, Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adriana Oliveira Bernardes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220