UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON

Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


Um dos conteúdos presentes no Ensino Médio são os modelos atômicos. Conhecê-los é fundamental para podermos discutir como a ciência se constrói através da história e como uma ideia antes aceita como verdadeira, pode com o avanço da ciência, cair. Para discutirmos o modelo de Dalton, físico e químico inglês do século XIX elaboramos um vídeo através de um recurso acessível e que poderia ser disponibilizado ao aluno através da Internet e que por isso é importante em tempos de pandemia. O modelo de Dalton, conhecido como modelo da bola de bilhar surgiu no século XIX e explicava de que era constituído a matéria. O objetivo deste trabalho foi discutir a vida de John Dalton, bem como sua contribuição à ciência, além de seu modelo de átomo. O trabalho foi inicialmente elaborado através de pesquisa bibliográfica, sendo posteriormente elaborado vídeo no Microsoft Powerpoint sobre O Modelo de Dalton. O produto deste trabalho, o vídeo didático foi bem elaborado e possui linguagem acessível e duração adequada, sendo, portanto, passível de utilização para o aprendizado de alunos do Ensino Médio. O trabalho além de trazer um produto, trouxe discussões importantes sobre história, bem como a importância das tecnologias para difusão do conhecimento.

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1207


Palavras-chave


Modelo de Dalton, Física em tempos de Pandemia, Vídeos Didáticos no Ensino de Ciências, Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adriana Oliveira Bernardes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220