Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia

Marcus Vinícius Liessem Fontana

Resumo


Vivemos um tempo ímpar. Um tempo de esperas e incertezas. Um tempo que modificou abruptamente nossa maneira de conviver em sociedade e que afetou de forma direta a escola. A pandemia de COVID-19 obrigou-nos, professores e alunos, a esvaziar as salas de aulas e a dependermos do apoio de artefatos digitais de mediação para nos encontrarmos, constituindo o que se convencionou chamar “ensino remoto”. O objetivo deste trabalho é refletir sobre como se estabelecem as relações entre professores e alunos na educação mediada por tecnologias e destacar a importância da afetividade nesse processo. Com base em uma revisão de literatura que pretende trazer algumas referências importantes no campo das tecnologias educacionais e da educação de modo geral, a terminologia “ensino remoto” é contestada ao se colocar em tela a importância de se pensar educação como uma díade composta por ensino e aprendizagem e cujo sentido é perdido ao ser pensada exclusivamente como ensino. A partir disso, procura-se destacar a importância do professor nesse processo, lembrando que, segundo Leffa, ainda que os artefatos mediadores sejam importantes, a tecnologia não tem sentido ou poder sem a presença de um educador que saiba usá-la com propriedade. Assentada essa perspectiva, são trazidos para o diálogo Paulo Freire e Edgar Morin, a fim de defender o ponto de vista de que, apesar da distância (e talvez por causa dela), a afetividade continua sendo elemento basilar para a construção de conhecimento. Nesse sentido, cabe ao professor trabalhar a afetividade ou a amorosidade a fim de mobilizar os estudantes em sua aprendizagem e isso só é possível quando o professor sabe comunicar seu afeto e sabe estimular os estudantes a fazerem o mesmo. Isso fortalece a comunidade de aprendizagem e permite que as dificuldades de uma modalidade educativa tão nova e experimental ganhe significado e alcance resultados positivos.

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1294


Palavras-chave


Universidade; EAD; Internet; Ensino; Pandemia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Marcus Vinícius Liessem Fontana

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220