MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças

Janaina Soares de Oliveira Alves

Resumo


O acesso às línguas estrangeiras à crianças tem se mostrado atualmente escasso e quando não, demasiado restrito no que diz respeito à crianças em idade anterior à alfabetização. Ao perceber a língua estrangeira como um sistema integrado entre Linguística e Cultura, afirmamos a necessidade de propiciar, ainda na tenra idade, o contato com uma língua estrangeira. As implicações desse contato trazem consequências benéficas tanto em termos psicológicos, linguísticos, sociais e inclusive acadêmicos. Retringimo-nos aos elementos linguísticos e sociolinguísticos. Essa escassez mencionada anteriormente, leva-nos a pensar estratégias de reflexão, avaliação e planejamento para a inserção dessa modalidade de ensino de língua estrangeira a partir de estudos sistematizados. O campo é amplo, assim como a tradição de ensino para crianças que denota relevância à aquisição de léxico acompanhada pela repetição de palavras e estruturas. Pretendemos, como objetivo principal, propiciar à criança um ambiente de imersão em línguas estrangeiras, ao mesmo tempo que a “sensibilizamos” para o contato com a língua estrangeira. Não se pretende com isso trabalhar incessantemente conteúdos temáticos fechados e muito menos elementos avaliativos quantitativos. A interação entre crianças e professor utilizando a língua estrangeira,no nosso caso, a língua espanhola, é elemento básico e indispensável para a validade da comunicação entre os interlocutores. O planejamento é elemento condicionante do êxito da iniciativa principalmente porque, ao contar com os elementos de flexibilidade do programa diário planejado permitimos uma auto-interdisciplinaridade tanto com o que as crianças têm aprendido e estudado em determinado momento, quanto com o que já foi anteriormente estudado ou discutido em língua espanhola e o que se estudará ou se discutirá nesta língua estrangeira. Trabalhamos em um sentido global de observar as variáveis envolvidas no planejamento da ação de sistematizar o ensino de espanhol para crianças. Tal processo envolve elementos que vão desde o filtro afetivo ao desenvolvimento das competências lingüísticas necessárias para o contato com uma língua estrangeira em tenra idade. É constante o circuito de planejamento com as hipóteses, fundamentação teórica para embasar essas ações, execução e avaliação das interações e retomada do planejamento a partir das experiências realizadas. Estão envolvidos neste processo, alunos da graduação em Letras, da pós-graduação em Linguística Aplicada e alunos de Iniciação Científica. Em período pandêmico, desenvolvemos atividades interativas em língua estrangeira, por meio das diversas plataformas de ensino online, contando sempre com a participação dos pais - atitude desejável - ou acompanhamento de um responsável. A interação das crianças tem se mostrado participativa e com uma absorção plena das novas tecnologias.

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Palavras-chave


Ensino; Línguas Estrangeiras; Multilínguas

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ISSN 2317-0220