Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo

Elaine Teixeira, Fábio dos Santos Coradini

Resumo


Esta proposta tem como objetivo principal verificar como está a produção e o incentivo a ela no que diz respeito aos recursos educacionais abertos (REA), tomando como base documentos oficiais intergovenamentais da ONU (2015) e da UNESCO (2002, 2019), e de documentos oficiais que regem a educação brasileira como o Plano Nacional de Educação (2014), principalmente as Metas 5 e 7, e a BNCC (2017). Analisando as metas, estratégias e orientações sobre a implementação dos REA descritas nesses documentos buscamos saber como está a produção desses recursos por professores, visto que os docentes também exercem importante papel na promoção de REA. Para isso, realizamos uma pesquisa em forma de questionário com cerca de 50 professores. Nessa pesquisa buscamos saber se eles sabem o que é e se já produziram um recurso educacional aberto, entre outras perguntas. Ao corroborar os documentos com as respostas ao questionário, percebemos que ainda há um déficit de produção de REA, ressaltando que as metas e estratégias do PNE foram estabelecidas para serem cumpridas em um prazo de 10 anos, a começar em 2014 e com término em 2024, faltando apenas 4 anos, como também o Objetivo 4 da ONU (2015) com meta a atingir para a Agenda de 2030. Ressaltamos que se trata de uma análise com cunho reflexivo sobre a importância dos recursos educacionais abertos para o avanço da educação e sobre a prática docente no que diz respeito a produção de REA, já que os professores são produtores de material didático e os compartilha, como mostra a pesquisa realizada: 65,3% dos entrevistados compartilham o material na Internet. Esperamos que essa breve reflexão possa contribuir para o despertamento docente e assim fazer com que o número de professores produtores de material educacional cresça e com isso possamos alcançar as metas dos documentos descritos acima e assim garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, como estabelece o Objetivo 4 da ONU (2015).

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Palavras-chave


EAD; Software Livre; Internet; Cultura Livre; REA

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ISSN 2317-0220