Diversidades e Educação do Campo

Carlos Henrique Silva de Castro

Resumo


No UEADSL 2020.2 tivemos o lançamento dos Cadernos DIVERSIDADES & EDUCAÇÃO DO CAMPO: OPINIÕES DE CAMPESINOS E QUILOMBOLAS, volume 1. Nesse primeiro volume, os textos apresentados resultam do trabalho desenvolvido a partir da disciplina Diversidade e Educação, ofertada obrigatoriamente para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC), no segundo semestre de 2019, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A disciplina contou com 43 estudantes, dos quais 39 percorreram todo o processo de reflexão e aprendizagem proposto e são os autores campesinos e quilombolas, originários dos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri, Rio Doce e norte de Minas, que nesse livro trazem suas opiniões calcadas no estudo e reflexões propostas, mas também fruto de suas experiências tão diversas daquelas que muitos consideram hegemônicas. Os 16 textos que compõem a coletânea foram originalmente publicados no site do projeto Olhares do Campo: laboratório de comunicação comunitária, centrado na produção de textos jornalísticos por e para comunidades campesinas, de 13 de janeiro a 24 de abril de 2019. As temáticas, dentro do espectro da diversidade em uma perspectiva decolonial, foram escolhidas pelos próprios estudantes, bem como a organização duplas e trios.

O caderno, traz, assim, vozes campesinas e quilombolas sobre os seguintes temas: educação sexual, apropriação cultural, cultura do estupro, consumo e trabalho, culturas indígenas, meritocracia, intolerância religiosa, racismo, diferenças de classes, adoção, famílias LGBTs, visibilidade trans, e tantos outros transversais. Os convido, leitoras e leitores, para lerem essas vozes e conhecerem outros pontos de vista e outras realidades.

Acesse aqui: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/view.php?id=1707


Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet; Educação do Campo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Carlos Henrique Silva de Castro

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220