Casey Haynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeo

Isabel Diniz, Daniervelin Pereira, Paulo Henrique Souto Maior

Resumo


O registro audiovisual de um conflito entre estudantes australianos ficou conhecido mundialmente por meio da intensa difusão em sites de compartilhamento de vídeos. As imagens apresentam a agressão a um estudante que reage subitamente, e com uma força inesperada derruba o agressor no chão. O vídeo de Casey Heynes (http://www.youtube.com/watch?v=eyVilspkzBg) ficou conhecido popularmente como Zangief Kid, em referência a um personagem de videogame que utilizava um golpe semelhante ao que foi aplicado no conflito. As imagens impressionaram o mundo e levantaram uma importante discussão nas escolas, alertando pais e professores sobre um tipo de violência que se tornou conhecida como bullying. Esta é caracterizada por agressão moral e/ou física praticada por determinados sujeitos ou por grupos sociais com o objetivo de intimidar, insultar ou humilhar suas vítimas. Neste trabalho, analisa-se, sob a perspectiva da teoria semiótica de linha francesa, o acontecimento como sequência de ações e reações que constroem diferentes sentidos no processo enunciativo. A partir da investigação dos planos do conteúdo e da expressão, é privilegiado: o percurso gerativo de sentido, especialmente uma análise no nível narrativo. Outro aspecto que apontamos é o percurso gerativo da paixão, especificamente a moralização, que, segundo a semiótica, é produzido pela incidência de valores do coletivo/social sobre o individual. Dessa forma, confronta-se o sujeito agressor e sujeito agredido na relação homem-mundo. Entre um e outro, entre os estados inicial e final, vislumbra-se intervalos tensivos em que pode-se tangenciar, pelas categorias aspectuais, as gradações que particularizam o bullying no vídeo citado. http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=2718

Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet; bullying

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ISSN 2317-0220