Letramentos na Era Digital: o uso do software Audacitycomo ferramenta pedagógica na produção de podcasts

Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares

Resumo


As Tecnologias de Comunicação e Informação parecem impactar profundamente várias,senão todas, esferas da vida social, ao demandar habilidades específicas que acompanhema fugaz criação e renovação dos aparatos tecnológicos. Nesse contexto vemos a liquidez doconceito de letramento, que requer contínuas discussões pedagógicas. Como exemploprático, apresentamos a possibilidade do uso do software livre Audacity como ferramentapedagógica na produção de podcasts. O software oferece-nos recursos de gravação ereprodução de sons, edição, mixagem em múltiplas faixas, remoção de ruídos, etc., queajudam o aluno a explorar domínios específicos de informação e novas habilidades mentais.O nosso objetivo, portanto, é mostrar como o trabalho pedagógico com o Audacity, no caso,na produção de podcasts, oferece ao aprendiz a possibilidade de explorar essas novashabilidades de letramento, que nos são demandadas para assumir o status de inserção emuma sociedade letrada.

Palavras-chave: letramento – letramento digital – Audacity – podcasts.

http://ueadsl.textolivre.pro.br/2013.1/papers/pub/programacao/7

http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=4377


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN 2317-0220