Editorial UEADSL 2014.2

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo


Após um intervalo de 12 meses, o UEADSL - Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre - volta à ativa trazendo novos temas para o debate. Além daqueles já indicados pelo nome do evento, foram discutidos os temas cultura alternativa, ciência aberta e sustentabilidade/resiliência. Essa conjunção de assuntos polêmicos trouxe ao palco diferentes cenários por diferentes atores, como se pode ver pela diversidade de temas.

Na edição do segundo semestre de 2014, 1.300 participantes que visitaram, em média 3 palestras cada. A média de comentários também foi alta: 12,5 comentários em média, alcançando 22 comentários numa única apresentação. Desde o início da divulgação, em agosto deste ano, foram registrados 18.907 visitantes (28.448 vistas de página) incluindo-se a apresentação da abertura (dança). No mês do evento, o UEADSL2014.2 recebeu 4005 visitantes, de diversos países, notadamente Brasil, Portugal, EUA e Angola.

O evento trouxe novidades: incluímos duas sessões de abertura, quais sejam:

  • Labirinto - apresentação de dança criada para o UEADSL e divulgada no Youtube; a apresentação foi debatida desde o dia 12/11 até o final do evento;
  • Pré-abertura: conferência presencial realizada na UFMG pela professora Clarisse de Lima Abrahão (INOVAPOA/ASL) que focalizou a cultura alternativa e a resiliência, a sustentabilidade na forma de uma resistência civil insistente, que eclode mudanças sociais.

A semiótica de linha francesa, base teórica da conferência de encerramento "O percurso (e o discurso) da tecnologia: um enfoque semiótico" (Elisson Ferreira Morato), foi a teoria mais citada no evento, debruçando-se sobre diferentes temas nos artigos:

  • "Análise Semiótica do discurso da sustentabilidade e da liberdade" (Nilmara de Oliveira Ferreira, Antonio Fernandes Margarida, Kessia Daniele de Brito),
  • "A defesa da internet como direito fundamental aos jovens" (Ana Carolina Moreira de Paula, Adicélia Rodrigues Souza),
  • "Evento online: uma análise semiótica" (Thalita Santos Felício de Almeida, Flávia Aparecida Andrade, Isabella Aparecida de Souza Lisboa),
  • "Categorias semânticas de base do nível fundamental em charge" (Isabela Cordeiro Lopes, Emanuele Garbero Lins, Marcos Vinícius Massardi de Souza),
  • "Análise de símbolos por meio da semiótica" (Thomas Molzahn, Christian Catão de Assis Souza, Erica Magalhães Gomes),
  • "Cultura Livre e Organização de Mulheres: Análise semiótica de construção de sentido em textos da imprensa feminista" (Rayana Alves de Almeida, Livia Cristiane Candida Pereira, Melina Sousa da Rocha, Rafael Ferreira Alvarenga),
  • "Os direitos de acesso e a liberdade na rede" (Kely Alves dos Santos, Carla Eliane Quaresma, Davidson Maurity Lima Araujo, Leticia de Figueiredo Carlos e Oliveira),
  • "Análise semiótica de campanha publicitária O Boticário" (Jacqueline Calisto Costa, Raquel de Paula Pinto Soares) e
  • "A divulgação pessoal instantânea no facebook" (Sandra Rocha Ribeiro, Aline Furst Akar, Daniela Paula Almeida).

A semiótica greimasiana destacou-se também entre os trabalhos que receberam Menção Honrosa: "Liberdade versus opressão: no discurso antirracista" (Glenda Kely de Almeida Bastos, Márcia Beatriz Fernandes Caetano, Thamara de Freitas Alves, Valeria Maciel de Souza). A seleção baseou-se na votação do público e na avaliação da Comissão Científica, destacando quatro trabalhos; assim, a Menção Honrosa foi concedida também a outros enfoques e focos:

  • "Da mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de história em quadrinhos como estratégia em leitura e escrita" (Juliano Paines Martins, Adriana Soares Pereira),
  • "As affordances motivacionais da gamificação na EAD" (Gerson Bruno Forgiarini de Quadros) e
  • "Os impactos do Software Livre na educacão" (Paulo Roberto Boss Junior, Felipe Fernandes da Silva, Melina Gonçalves Almeida).

A liberdade de acesso e a cultura livre entram em cena com os artigos "Cultura Livre sob a perspectiva do Copyright e sua legislação" (Camila Oliveira Leandro Macedo, Marina Costa Marçal de Moraes, Ricardo da Silveira Gonçalves Santos) e "Conhecimento Livre: A Democratização do Saber" (Izabella Sabatini Sampaio Rocha, Andre Filipe Xavier Ferreira, Debora Estevam Araujo, Otavio Augusto Resende Lima, Raquel de Paula Pinto Soares).

Ainda nos artigos temos trabalhos no campo da linguagem, da educação e da tecnologia: "Short Message Service e Whatsapp: interações textuais por meio de dispositivos móveis" (Breno de Campos Belem), "Implicações do estágio na formação do docente matemático" (Neiva Daiane Cordeiro Gomes, Francisco Jeovane do Nascimento, Miguel Jocelio Alves da Silva) e "Como Pesquisar em mídias interativas?" (Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues, Marcio Costa de Oliveira).

Finalmente, mas não menos importante, o tema dos jogos na educação é abordado também na conferência de encerramento "Princípios de aprendizagem em jogos eletrônicos educacionais" (Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares, Cláudia Almeida Rodrigues Murta).

O UEADSL - Universidade, EAD e Software Livre é um congresso nacional acadêmico de cunho didático, iniciado em 2010 e promovido pelo grupo Texto Livre/SEMIOTEC/FALE/UFMG. Seja bem vindo(a) e uma ótima leitura.

Ana Cristina Fricke Matte

Coordenadora Geral do UEADSL2014.2


Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet

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