Narrativa transmídia: travessia entre comunicação e letras

Ana Cláudia Munari Domingos

Resumo


Resumo: A convergência de mídias e a prática de transmídia são os motes da vez a unir profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Cinema e Televisão e ainda os interessados em entretenimento e tecnologia. A transposição de histórias entre diferentes suportes, agora plataformas, é uma atividade que remonta à Bíblia e às narrativas religiosas e que já conheceu conotações diferentes, desde a intertextualidade até a pós-produção. A produção na internet criou novas formas e uma nova linguagem: a hipermídia. A convergência entre as instâncias de produção, mediação e recepção no ciberespaço configura um novo sistema cultural, que invoca a criação de mitos e artes próprias: a hipercultura. Este artigo pretende discutir as implicações desse novo sistema “inter” mídias, agentes, artes e culturas.

Palavras-chave: narrativa transmídia; Jenkins; transmidiático; transmidialidade; crossmídia.

Abstract: The convergence of media and transmedia practices have recently been uniting professionals from the fields of advertising, cinema and television, as well as others interested in entertainment and technology. The transposition of stories into various media, now called platforms, is an activity that goes back to the Bible and religious narratives, and relates to a series of different connotations, from intertextuality to post-production. Internet production has fostered new forms and a new language: hypermedia. The convergence of instances of production, mediation and reception in cyberspace is shaping a new cultural system, involving the creation of specific myths and arts: hyperculture. This article discusses the implications of this new intermedia system, and the agents, arts and cultures related to it.

Keywords: transmedia narrative; Jenkins; transmedial; transmediality; cross media.


Palavras-chave


narrativa transmídia; transmidiático; transmidialidade; crossmídia; transmedia narrative; Jenkins; transmedial; transmediality; cross media.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DENA, Christy. Current State of Cross Media Storytelling: Preliminary Observations for Future Design. In: EUROPEAN INFORMATION SYSTEMS TECHNOLOGIES EVENT, 2004, The Hague, Netherlands. Disponível em: http://www.christydena.com/Docs/DENA_CrossMediaObservations.pdf. Acesso em: 25 maio 2013.

GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: a presença de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicação e na educação. In: ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 4., 2011, Sorocaba. Disponível em: http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/93_VicenteGosciol.pdf. Acesso em: 27 maio 2013.

HANSON, Mat. The End of Celluloid: Film Futures in the Digital Age. Hove, UK: RotoVision, 2004.

JENKINS, Henry. Converge? I diverge. MIT Technology Review, jun. 2001. Disponível em: http://www.technologyreview.com/article/401042/convergence-i-diverge/. Acesso em: 21 jun. 2013.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling 101. 2007. Disponível em: http://www.henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 21 jun. 2013.

JENKINS, Henry. Transmedia 202: Further Reflexions. 2011. Disponível em: http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html. Acesso em: 21 jun. 2013.

PELISOLI, Ana Cláudia Munari Domingos. Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter. 2011. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3410. Acesso em: 21 jun. 2013.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes de linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.159-171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Ana Cláudia Munari Domingos



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.