Percepção de sentenças de tópico e de sujeito do PB em teste Self-paced reading and listening

Andressa C. da Silva, Aline Alves Fonseca

Resumo


Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado Processamento prosódico na compreensão e produção de estruturas de tópico e sujeito no Português Brasileiro [1], cujo objeto de estudo são sentenças com a estrutura sintática de tópico-comentário e de sujeito-predicado do Português Brasileiro (PB), como nos exemplos abaixo:Sentença Tópico-Comentário:[O aluno de boné]Tópico [a irmã buscou na escola.]Comentário, Sentença Sujeito-Predicado:[O aluno de boné]Sujeito [escondeu a mochila na sala.]Predicado. Apresentamos no escopo deste trabalho uma tarefa de compreensão, com a técnica Self-paced reading and listening, na qual investigamos se falantes do PB reconhecem as características prosódicas presentes em um Sintagma Nominal (SN), na posição de tópico ou de sujeito não topicalizado, e se conseguem perceber quando ocorre uma possível incongruência entre a prosódia desse SN inicial e a palavra-alvo (nome ou verbo) que dá continuidade à estrutura sintática da sentença. Os resultados apontam que os falantes reconhecem as diferenças prosódicas entre os SNs topicalizados e os SNs em posição de sujeito, e utilizam essas características no processamento linguístico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.