A produção e a percepção prosódica dos sinais de pontuação na leitura de alunos concluintes do Ensino médio: Experimento piloto

Simone Aparecida de Almeida, Aline Alves Fonseca

Resumo


Este trabalho é resultado de dois experimentos pilotos realizados em uma pesquisa de Mestrado que busca investigar se há uma relação entre a produção e percepção prosódica dos sinais de pontuação na leitura em voz alta e a compreensão do texto. Para isso, manipulamos ausência/presença de sinais de pontuação no texto-estímulo a fim de observar a influência desse fator na produção e na compreensão. Manipulamos também o tipo de estímulo e velocidade de leitura para observar a percepção da leitura em voz alta, e também a compreensão do texto. Os resultados sugerem que a ausência de sinais de pontuação pode influenciar a produção da leitura em voz alta e a retenção lexical, mas não a compreensão global do texto; a velocidade de leitura parece influenciar a percepção, mas não foi possível relacionar esse fator à compreensão.


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