2° Encontro de Estudos Românicos
Belo Horizonte, 22 a 26 de agosto de 1994
Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Sumário
Anais do 2° Encontro de Estudos Românicos
|
1-206
|
Apresentação
Maria Antonieta A. de Mendonça Cohen, Maria Miquelina Barra Rocha
|
6
|
Programa
|
7-10
|
Conferência
Matéria da Bretanha: da França ao ocidente da Península Ibérica
Heitor Megale
|
11-21
|
Os Sinos da Agonia et Phèdre
Telma M. Boudou
|
66-81
|
Painel: As Línguas Românicas Menos Conhecidas
El galego y el catalán: otras lenguas románicas de la Península Ibérica
Miguel Angel Valmaseda Regueiro
|
22-44
|
O friulano
Sérgio Magnani
|
45-51
|
Uma visão comparativo-contrastiva da língua romena por níveis de descrição lingüística
Zilda Maria Zapparoli de Castro Melo
|
52-65
|
Mesa-Redonda: Problemas e Propostas para o Ensino de Língua e Literatura Francesas na Universidade
La littérature appréhendée comme discours
Ida Lúcia Machado
|
82-85
|
Objetivos do ensino/apredizagem do FLE, materiais de ensino e formação do professor
Militza Bakich Putziger
|
86-88
|
O ensino da literatura francesa na universidade: avaliação e perspectivas
Eliana Scotti Muzzi
|
89-94
|
O ensino/apredizagem da língua estrangeira na licenciatura de francês na Universidade Federal de Uberlândia
Neila Soares de F. Vilela
|
95-98
|
Um levantamento inicial dos problemas do ensino de língua e literatura francesas na FALE/UFMG
Renato de Mello
|
99-101
|
Comunicações
A memória tropismal: uma leitura de Enfance de Nathalie Sarraute
Renato de Mello
|
111-115
|
Mélusine: récit fantastique et merveilleux
Lídice Veloso Machado
|
102-105
|
Le français aux quatres coins du monde
Ana Rosa Vidigal Dolabella, Idalena Oliveira Chaves
|
106-107
|
La femme et l'inquiétante étrangeté
Ana Patrícia Timponi de Moura Lima
|
116-120
|
L'espace dans Mélusine: une oeuvre de Jean d'Arras
Christianne Benatti Rochebois
|
108-110
|
Painel: A Língua Espanhola e seu Ensino no Brasil como Língua Estrangeira
La lengua española y su ensenanza en Brasil como lengua española
Rafael Fernández Díaz
|
121-126
|
Elementos para uma gramática comunicativa de língua espanhola a falantes do português
Ana Lúcia Esteves dos Santos Costa
|
127-134
|
Taller de redacción
Prosolina Alves Marra
|
135-149
|
Painel: Literatura Hispano-Americana
Momentos visuais na obra literária de Júlio Cortázar
Pedro Pires Bessa
|
150-155
|
Imaginários sociales y narrativa
Graciela Ravetti
|
156-168
|
La problemática del género
Sara Rojo de Ia Rosa
|
169-177
|
Mesa-Redonda: Tradução Intersemiótica
Aspectos da reconstituição literária da personagem fílmica: da imagem à palavra
José Tavares de Barros
|
178-183
|
Lendo filmes: a intersemiose literatura/cinema e um "cult movie"
Irene Ferreira de Souza
|
184-193
|
Mesa-Redonda: A Importância do Estudo das Línguas Estrangeiras
Ideologia e ensino de língua estrangeira
Eliana Amarante de Mendonça Mendes
|
194-198
|
A importância do estudo de línguas estrangeiras no 1º e 2º graus
Lúcia Fulgêncio
|
199-203
|
Línguas estrangeiras no vestibular
Miquelina Barra
|
204-206
|