O uso do Scratch para produção textual no processo de ensino e aprendizagem

Aline Marcelino dos Santos Silva, Fermín Alfredo Tang Montané

Resumo


Este artigo descreve uma pesquisa realizada com quarenta estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de instituições públicas de ensino. Três oficinas foram realizadas com o uso do ambiente de programação Scratch a fim de que histórias sobre a temática Meio Ambiente, no contexto da Educação Ambiental, fossem elaboradas. Durante as oficinas, realizadas em dois turnos, os alunos conheceram algumas ferramentas do Scratch, que foram utilizadas para a elaboração das histórias neste ambiente. Na terceira e última oficina, as histórias foram finalizadas pelos estudantes. A proposta da pesquisa foi evidenciar a contribuição do Scratch para a produção textual. Duas histórias foram destacadas neste trabalho. A motivação dos estudantes com o uso do Scratch para a produção textual foi um ponto destacado. Além disso, salientou-se a necessidade de práticas pedagógicas com o uso das tecnologias digitais.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/55


Palavras-chave


Tecnologia; Educação; Linguagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.