Permanência escolar, educação a distância e as TIC's: uma análise do curso de formação de professores de artes visuais

Elizangela Rosa de Araújo Juvêncio, Gerson Tavares do Carmo, Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga

Resumo


Este trabalho visa discutir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S) nos ambientes virtuais de aprendizagem, noscursos de formação de professores na modalidade de Educação a Distância (EAD). A princípio, a partir de um breve estudo bibliográfico, aborda a características que configuram o ensino na modalidade. Por conseguinte, a partir dos relatos de licenciandos do curso de Artes Visuais,ofertado por meio da parceria entre Educação Aberta a Distância (UAB) e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisamos os prováveis elementos que poderiam influenciarna permanência escolar dos graduandos. Consideramos que a utilização dos recursos tecnológicos no processo de formação docente na configura-se como um caminho de possibilidades na trajetória formativa de professores reflexivos e críticos. O estudo indicou que estão implícitos no itinerário de formação, elementos, fatores e princípios fundamentais que incidem sobre a permanência escolar traduzida no êxito da caminhada estudantil, implicada no enriquecimento dos debates e na troca/disseminação de informações, que não estariam intimamente restrita ao espaço físico da sala de aula, mas também nos ambientes virtuais, de construção do conhecimento. 

 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/174



Palavras-chave


Tecnologias da informação e Comunicação; Formação de professores; Educação a Distância

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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