Multimodalidade e suas implicações para o letramento visual

Virgínia Dela Sávia Brasil, Taynara Cruz Pereira

Resumo


Este trabalho discute como as novas tecnologias têm influenciado as salas de aula de ensino de língua inglesa e, por causa disso, como é necessário que, na atualidade, se trabalhe a multimodalidade com os alunos de língua estrangeira. Isso se deve ao fato de que, segundo Kress, Leite-García e van Leeuwen (2000 apud COSTA LEITE, 2013, p. 187), “os textos têm se tornado cada vez mais multimodais, em outros termos, textos nos quais coexistem mais de um modo semiótico (combinação de gestos, falas, cores, sons etc.)”.  Além disso, propõe-se outro olhar sobre o texto não verbal, mostrando a importância do letramento visual na formação dos aprendizes que estarão aptos para a vida em uma sociedade que requer cidadãos críticos. Para tanto, salientamos a figura do professor como mediador destes processos.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/61


Palavras-chave


novas tecnologias; multimodalidade; letramento visual.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.