Refletindo sobre a escrita na EAD: apontamentos a partir da leitura de uma obra audiovisual e observação escolar

Wallace Alves Cabral, Nielsen de Moura

Resumo


A forma de comunicação nos cursos a distância é predominante mediado pela escrita. Se pensarmos nos cursos de formação de professores de Química, o modelo privilegiado é o relatório técnico. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo possibilitar a escrita em um formato que se afasta desse modelo de escrita, permitindo (re)pensar o ambiente escolar a partir de um documentário e observações vivenciadas durante uma disciplina de Estágio. A partir da leitura do audiovisual Escolarizando o mundo, os estudantes foram solicitados a produzir um texto de própria autoria buscando relações intertextuais entre as observações escolares e suas histórias de leituras. Apesar de ser um trabalho ainda em desenvolvimento, os resultados nos deram indícios de que os estagiários puderam dar vida aos seus pensamentos e ideias, articulando a experiência do documentário com a realidade vivenciada no âmbito do estágio e com suas leituras, contrapondo ao modelo de escrita técnica que é realizado frequentemente durante o curso.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/153


Palavras-chave


Educação; Ensino de Química;Linguagem; EaD

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.