Um aplicativo terminológico-pedagógico para a educação profissional: análise de necessidades, desenvolvimento e uso

Andrea Jessica Borges Monzón

Resumo


Existe, no âmbito da Educação Profissional, a necessidade acadêmico-laboral de leitura de textos especializados em inglês. Os objetivos deste trabalho foram verificar as demandas terminológico-pedagógicas dos aprendizes e propor um aplicativo como apoio didático. Para tanto, foram realizados experimentos com discentes de cursos técnicos e tecnológicos em Informática, a fim de observar suas estratégias para compreender termos e conceitos. Tais experimentos ocorreram com e sem o uso do aplicativo EnglishComp, o qual foi planejado e desenvolvido para este contexto educacional estudado. Os resultados de uso desse recurso digital, em sala de aula, apontaram uma melhoria significativa na efetiva compreensão de termos técnicos da área de formação dos alunos. Conclui-se que a inserção de aplicativos para dispositivos móveis no ensino de língua especializada, devido à mobilidade e dinamismo da aprendizagem móvel, traz importantes contribuições para a terminologia pedagógica.  

 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/117



Palavras-chave


terminologia pedagógica, inglês para propósitos específicos, dispositivos móveis, Educação Profissional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.