TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E LETRAMENTO DIGITAL

Luciano Magno Rocha, Fernanda Abreu Gualhano, Letícia da Silva Zarbietti Coêlho

Resumo


Esta pesquisa ressalta a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, como também, a visão do docente acerca de novos métodos de aprendizagem e a sua inserção no ensino para despertar aos discentes uma nova forma de aquisição cognitiva. Iremos abordar de forma conjunta as temáticas apresentadas, as ligações da tecnologia educacional com o meio social. Entende-se a relevância da prática tecnológica dentro do ambiente escolar, visto que a sociedade está cada vez mais globalizada. Hoje, a maioria dos discentes usufrui de aparatos tecnológicos, o que valida a utilização desses na sala de aula, trazendo o conhecimento que o aluno já possui para o âmbito escolar, o que o torna parte integrante de um novo método de ensino-aprendizagem. Desta forma, a tecnologia se torna uma ferramenta valiosa no desenvolvimento sociocultural do aluno. Após um estudo bibliográfico comprovou-se que as novas tecnologias devem ser sempre analisadas em função do contexto escolar, pois objetiva o ensino e traz ao discente o despertar do desejo por um novo conhecimento.

Link da apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Cancela


Palavras-chave


educação tecnológica; letramento digital; capacitação docente.

Texto completo:

PDF

Referências


KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias o Novo Ritmo Da Informação. Editora Papirus. Campinas, SP, 8 ed, 2011.

LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. MORAN, J. M. Desafios da Televisão e do Vídeo à escola. 2004. Disponível em: . Acesso em: 16 fevereiro 2017.

_______. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação. v. 26 n. 2. Brasília, 1997. Disponível em: . Acesso em: 20 janeiro 2017.

PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación. OEI. N. 24, septiembre/diciembre, 2000. Disponível em . Acesso em 23 fevereiro 2017.

RODRIGO, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, M.P.S.Z. (org.). Educação Tecnológica – Desafios e Perseptivas. São Paulo: Cortez, p. 75-129.

TANI, G. Área de conhecimento e intervenção profissional. In: CORRÊA, Umberto Cesar (Org.). Pesquisa em comportamento motor: a intervenção profissional em perspectiva. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da USP, p. 14-25, 2008.

TOFFLER, A. Criando uma nova civilização: A política da terceira onda. 2015. Rio de Janeiro: Record, 1995. VIANELLO, L. P. Métodos e técnicas de pesquisa. Disponível em . Acesso em 12 março 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.