REDES SOCIAIS DIGITAIS: UMA ANÁLISE SOBRE COMPORTAMENTO, EXPOSIÇÃO E MANIFESTAÇÕES SOCIAIS

Juliana dos Marinhos dos Santos

Resumo


Este trabalho propõe um breve estudo sobre o comportamento dos indivíduos nas redes sociais digitais, especificamente no que diz respeito à exposição, aos debates exacerbados e fervorosos, considerando alguns cenários políticos, sociais e econômicos, com assuntos polêmicos e que repercutem nacional e mundialmente. Também procura identificar de que modo ações coletivas nas redes se disseminam na sociedade e como contribuem para os movimentos sociais. Para tal, aborda as novas interfaces comunicacionais como geradoras de significativas transformações na rotina do homem em sociedade. Dá ênfase aos aspectos relacionados à livre expressão, proporcionada pelo ciberespaço, seus pontos positivos e negativos, a partir de exemplos que envolvem situações de grande repercussão na mídia. Por fim, tece considerações sobre o caráter utilitário das redes sociais digitais e dos exageros no uso dessas ferramentas.

Link da apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Santos


Palavras-chave


Redes sociais digitais; Ciberespaço; Novas Tecnologias de Comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


G1. Operação prende suspeitos de racismo na internet contra Taís Araújo. Disponível em:. Acesso em: 25 de novembro de 2016.

 

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999;

 

MALINI, Fábio. Um método perspectivista de análise de redes sociais: cartografando topologias e temporalidades em rede. In Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás. 25. 2016. Goiânia.

 

______. #ForaTemer já é maior que o #ForaDilma do auge dos protestos antipetistas. Disponível em: . Acessado em: 25 de novembro de 2016.

 

O Globo. Brasil cultiva discurso de ódio nas redes sociais, mostra pesquisa. Disponível em: . Acesso em: 25 de novembro de 2016.

 

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009;

 

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008;

 

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. 6ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011;

 

SOUZA, Carlos Henrique Medeiros e CARDOSO, Carla. As Redes Sociais Digitais: Um mundo em transformação. In Agenda Social. V.5, nº1, jan-abr/2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.