ANÁLISE DE SITE E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO DAS TICS

Vânia Travaglia Rodrigues, Greice da Silva Castela

Resumo


Neste artigo discutimos o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no contexto atual das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), o papel dos docentes nesse contexto e apresentamos uma breve análise do site Bom espanhol, realizada no projeto de iniciação científica “Elaboração de um catálogo de sites voltados para o ensino de espanhol como língua estrangeira”, que se insere no projeto de pesquisa “Descrição e Elaboração de Objetos Digitais de Ensino–aprendizagem de Espanhol”, coordenado pela profª Drª Greice da Silva Castela, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O conhecimento dos materiais disponíveis na Internet para ensino e aprendizagem de língua Espanhola pode auxiliar docentes na seleção desses materiais e uso em suas salas de aula.

Link da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4357


Palavras-chave


ANÁLISE DE SITES; ENSINO; ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Texto completo:

PDF

Referências


AMÉRICO, Rebeca Martínez. O uso de TIC’s como mediadoras da contextualização no ensino de E/LE - Espanhol Língua Estrangeira. Porto Alegre: 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado).

ARAUJO, Antonia Dilamar. Computadores e ensino de línguas estrangeiras: uma análise de sites instrucionais. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 9, n. 3, p. 441-461, set./dez. 2009.

ARAÚJO-JUNIOR, J.S. & CARVALHO, T. L. O professor e as práticas de linguagem na Internet. Anais do II encontro sobre Hipertexto, Fortaleza, 25 a 27 de outubro de 2007. Disponível em: . Acesso em: 6 mai. 2016.

BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista. Análise da qualidade e usabilidade dos sites e portais das instituições de Ensino Superior da cidade de São Luís – MA. Hipertextus Revista Digital, n. 5, ago. 2010.

MAIA, Marta C. O Uso da Tecnologia de Informação para a Educação a Distância no Ensino Superior. São Paulo: FGV-EAESP, 2003, 294 f. (Tese de Doutorado apresentada ao curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV-EAESP, Área de concentração: Produção e Sistemas de Informação).

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. In: Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.

MOTA, Fabricio Paiva. Estudo de um blog educacional de Língua Espanhola sob a perspectiva da teoria da multimodalidade: o valor informativo. Hipertextus Revista Digital, n. 6, ago. 2011.

PIÑOL, Mar Cruz. Enseñar español en la era de Internet. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.

SERRA, Glades Miquelina Debei. Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de Ciências: tendências e desafios. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. 383 f. Dissertação (Mestrado).

SILVA, Ariana Michelle Ferreira da. O ensino/aprendizagem da língua espanhola e a rede social LIVEMOCHA. Revista Letrando, v. 1, jan./jun. 2012.

TAVARES, Arice Cardoso. O papel dos Objetos de Aprendizagem no ensino de línguas: uma análise em cursos on-line de espanhol como língua estrangeira. Pelotas, 2007.

WEHMEYER, Cláudia de Oliviera Tacques; FARIA, Elaine Turk Faria. O uso de sites para fins didáticos nas aulas de língua espanhola. Disponível em: < http://www.facos.edu.br/old/galeria/129072011032228.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2016.

XAVIER, A. C. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais da Internet. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.