A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS DOS USUÁRIOS NOS PERFIS DO ORKUT: UM OLHAR DISCURSIVO

Agnaldo Almeida de Jesus, Paula Ferreira dos Santos, Nivea Merielle Costa Silva

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade a análise da construção de imagens de si elaborada nos perfis disponibilizados na internet, mais especificamente no Orkut, um site de relacionamento.  Para tanto, foram utilizados como embasamento teórico os pressupostos de Mikhail Bakhtin (1997), no que diz respeito aos gêneros do discurso; Luiz Antônio Marcuschi (2002) no que se refere aos gêneros textuais e as novas tecnologias; e dos analistas do discurso, Dominique Maingueneau (2008) e Ruth Amossy (2008) ao tratarem da constituição do ethos discursivo. Tais postulados foram utilizados a fim de observar que os perfis, do gênero Orkut, funcionam como uma estratégia para os usuários apresentarem os seus aspectos positivos, cujo intuito é transmitir a impressão desejada aos outros usuários, que, por sua vez, possuem a mesma intenção. Para comprovar os fatos citados acima, analisamos quais são os atributos, as qualidades e defeitos elencados na constituição do ethos discursivo no campo intitulado Quem sou eu. Nessa perspectiva, constatamos que o objetivo dos usuários do site Orkut é chamar a atenção de outros usuários, tornarem-se mais popular e, consequentemente, atrair mais amigos na rede, pois uns se interessam pela vida dos demais. Logo, concordamos que a imagem construída de si valida e legitima o próprio discurso.

Palavras-chave


Ethos discursivo. Orkut. Gêneros do discurso.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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