MULHER E CENSURA EM REDE: DIZERES E SILENCIAMENTOS NA POLÊMICA DOS COMERCIAIS DA HOPE INSCRITOS NO YOUTUBE

Jonathan Raphael Bertassi da Silva, Francis Lampoglia, Gustavo Grandini Bastos

Resumo


Com esta pesquisa, buscamos analisar os efeitos de sentido da/na polêmica dos comerciais televisivos da empresa de lingeries Hope com a modelo brasileira Gisele Bündchen. Embora tenham sido vetados na televisão pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, ligada ao governo federal, a propaganda foi veiculada no site YouTube e ali sentidos sobre o que significa ser mulher, ser sensual e ser brasileira foram discursivizados na rede eletrônica, fazendo falar uma posição do sujeito-navegador (da Web) que difere do sujeito-telespectador. Para compreender tal polêmica e suas condições de produção, evocamos a teoria da Análise do Discurso (AD) francesa, de filiação pecheutiana, principalmente com o conceito de silêncio e seus desdobramentos (ORLANDI, 2007), para verificar como são ditos (ou silenciados) – nas materialidades verbal e não-verbal – os sentidos sobre a mulher brasileira, sua sensualidade e a mercantilização de seu corpo no YouTube


Palavras-chave


Discurso; mulher; propaganda

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.