IMPLÍCITO E NÃO DITO NO GÊNERO BLOG: O CASO DO BLOGS DO ALÉM

André Luiz Silva

Resumo


Com base na Teoria da Argumentação (DUCROT, 1987), este artigo analisa a presença/ausência do posto, pressuposto e subentendido no Blogs do Além, de Vitor Knijnik. A ideia é perceber o modo como o autor joga com os enunciados e, dessa maneira, constrói sua estratégia discursiva. Metodologicamente, analisou-se três textos – (i) Blog do Charles Miller, (ii) Blog do Gagarin e (iii) Blog do Orwell – tentando não só enquadrar os enunciados segundo as noções de posto, pressuposto e subentendido, mas também compreender de que maneira Knijnik usa tais artifícios para construir seu discurso. Ao utilizar-se do pressuposto, o autor coloca o leitor em uma posição de cúmplice, isto é, ele deve reconhecer e aceitar o enunciado, pois este está no âmbito do “nós”. Doutro modo, usando o subentendido, ele transfere para seu interlocutor a responsabilidade de interpretar o enunciado – âmbito do “tu”.

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Palavras-chave


Linguagem; Blog; Posto; Pressuposto; Subentendido

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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