A DISCIPLINA DE LIBRAS NA EAD NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJF: O MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO

Camila Ribeiro Lisboa Ferreira

Resumo


RESUMO: Neste trabalho, apresentamos como o Moodle enquanto recurso didático proporciona o aprendizado das noções básicas para a comunicação e a interação com Surdos falantes de Libras. Para identificar a organização da disciplina de Libras no Moodle, conhecer as diferentes atividades propostas, reconhecer como cada atividade proporciona o aprendizado da Libras e elencar as contribuições da disciplina de Libras no Moodle, utilizamos como referenciais teóricos: Bruno (2010), Teixeira (2010) e Mattos (2011), no que tange a Educação a Distância. E no que se refere à Libras, contamos com Brito (1995), Quadros, (2004; 2007) e Lacerda (2009). Tais referenciais teóricos nos possibilitaram desenvolver este trabalho na interface educação à distância/ Libras. Analisamos a disciplina de Libras no Moodle na turma do primeiro semestre de 2011 do pólo de Ilicínea (UAB 1). Apresentamos (i) a organização da disciplina; (ii) exemplos de atividades; (iii) o aprendizado da Libras a partir das atividades evidenciadas e (iv) as contribuições da disciplina na formação de professores. Concluímos que a disciplina de Libras oferecida em um ambiente virtual de ensino aprendizagem proporciona o aprendizado das noções básicas de uma língua gesto-visual, a Libras, potencializando estratégias e possibilidades de abordagem.


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Libras, educação a distância, Moodle.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.