AS NOVAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS: UM RELATO SOBRE OS DESAFIOS DO PROJETO PIBID NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS PARAENSE

Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui, Benedito de Jesus Serrão Rodrigues

Resumo


Neste artigo apresentaremos as questões que vem desafiando os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) ao fomentar em duas escolas, localizadas na região do Baixo Tocantins paraense no município de Moju-PA, o subprojeto “A tecnologia da informação e comunicação no ensino básico: o ensino de português mediado pelo computador”. Serão aqui discutidos os referenciais teóricos-metodológicos que norteiam a intervenção dos alunos-bolsistas que com base na análise crítica reflexiva sobre a relação entre sujeito, linguagem e contexto social, problematizam a inclusão das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem da língua portuguesa na educação básica. Para dar conta das complexas relações de poder e das representações simbólicas presentes no espaço em que o projeto está sendo realizado, os bolsistas vêm se apoderando das atuais reflexões da linguística aplicada e seus contingenciais diálogos com as ciências humanas, a sociologia e a teoria do discurso (BAKHTIN, 2010; CASTELLS, 2005; FOUCALT, 2010; Magalhães & Stoer, 2003; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2013 etc.) e, assim, operando suas intervenções a partir da lógica de que a linguagem tem um papel central para inteligibilidade dos problemas sociais (MOITA LOPES, 2008) vivenciados cotidianamente pelos indivíduos inseridos no espaço escolar, contexto do projeto.

Palavras-chave


Tecnologia; Educação; Linguagem

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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