NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA BAHIA COMO FOMENTADOR DE INCLUSÃO DIGITAL ENTRE OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA*

Marinalva Batista dos Santos Neves, Nivea Fraga Rocha

Resumo


Incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente demodificações no binômio ensino-aprendizagem é um desafio. Este artigo tem como objetivo geralavaliar a oficina Aprendendo a Aprender através das Teoria da Informação e Comunicação(TIC) –Oficina sobre acervo digital, desenvolvida com docentes de uma unidade da rede pública de ensinobásico, em Salvador, Bahia. Como objetivos específicos, pretende-se: avaliar a Oficina a partir dahipertextualidade visando uma educação transdisciplinar. Como opção metodológica realizou-sepesquisa-ação, bibliográfica e documental. Como instrumentos de coleta de dados e informaçõesutilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e observação participante. Os sujeitos dapesquisa foram representados por uma amostra de 11 professores/alunos. Constatou-se, que osmesmos não obtiveram formação em informática educativa nas licenciaturas, que a Oficina facilitoua construção de novos conhecimentos, promovendo, principalmente, a interatividade nos portaiseducativos. Conclui-se que, é indispensável a busca por opções metodológicas que valorizem opotencial criativo e afetivo entre alunos e docentes. A oficina possibilitou formação continuada,desenvolvimento humano e profissional de professores por meio das TIC, constituindo-se numelemento imprescindível para a qualidade da educação básica. PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia da Informação e Comunicação. Educação Básica. Acervodigital.

Palavras-chave


Tecnologia da Informação e Comunicação. Educação Básica. Acervodigital

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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