RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM EAD: PRÉ-CONSTRUÍDOS EM DISCURSOS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Raquel Tiemi Masuda Mareco, André Willian A. Assis

Resumo


Tendo em vista o aumento da procura por cursos na modalidade a distância e, consequentemente, da demanda por professores com qualificação para atuar nessa modalidade, temos por objetivo observar as identidades que se materializam no discurso de professores do curso de Especialização em Língua Inglesa oferecido pela Rede São Paulo de Formação de Docente (REDEFOR), ao falarem sobre a relação professor-aluno na educação a distância. Com base nos discursos produzidos, utilizamos o conceito de pré-construído, postulado por Michel Pêcheux, para compreender e analisar como ocorre o processo de construção de identidades desses profissionais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em arquivo de áudio e, posteriormente, transcritos e analisados. Por meio das análises, pudemos observar que o pré-construído de que em EAD a relação professor-aluno é distante, fria, se materializou no discurso da maioria dos professores entrevistados, demonstrando uma expectativa, por parte dos professores, de se ter um relacionamento igual ou semelhante ao que ele tem com os alunos na modalidade presencial.


Palavras-chave


Análise do Discurso; educação a distância; professor de língua inglesa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.