EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE APRENDIZAGEM

Luciana Nunes Viter

Resumo


O presente trabalho, recorte da revisão de literatura da dissertação de mestrado da autora (VITER, 2013), apresenta breve histórico da evolução dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem (SGA), que consistem basicamente em conjuntos de softwares utilizados para a construção de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), analisando os limites terminológicos relacionados ao termo e apontando características positivas e negativas desses aplicativos. A pesquisa bibliográfica delineia ainda presentes e futuras perspectivas para o uso desses programas e identifica possíveis tendências para o desenvolvimento dos SGA, onde se destacam o surgimento dos sistemas sociais de gerenciamento de aprendizagem (SSGA) e dos ambientes pessoais de aprendizagem (APA) e a adaptação do uso dos SGA aos dispositivos móveis.


Palavras-chave


sistemas de gerenciamento de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas sociais de gerenciamento de aprendizagem, ambientes pessoais de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.