LAB.ESCRIBA@: LABORATÓRIO VIRTUAL DE ESCRITA ACADÊMICA EM LÍNGUA INGLESA

Layane Campos Soares, Vivian Bernardes Margutti

Resumo


O Lab.Escrib@ é um laboratório virtual de escrita acadêmica. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento de habilidades e competências para a escrita de gêneros acadêmicos em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa (LI). Neste trabalho o foco será a LI. O projeto tem como ferramenta básica o Wikispaces, uma plataforma educacional gratuita voltada para o desenvolvimento da escrita colaborativa. O espaço online do Lab.Escrib@ contém instruções, exemplos e atividades, com o intuito de auxiliar o aluno a compreender que a escrita se dá de forma processual e em associação com a leitura. Além disso, demonstra-se a importância da conscientização dos aspectos de gêneros acadêmicos específicos de modo gradual, ou seja, dos mais simples aos mais complexos. Primeiramente, foi feito um levantamento dos gêneros acadêmicos em LI que são essenciais ao estudante universitário. Atualmente, estão sendo elaborados o conteúdo e o layout das páginas que formam este espaço virtual. Concomitantemente, são feitos estudos direcionados para o aprofundamento das questões teóricas e do letramento digital. Posteriormente, iniciaremos uma tutoria virtual direcionada à produção textual dos alunos da graduação. Os resultados obtidos no projeto ainda são parciais e se relacionam com a experiência de cada participante tanto com a escrita dos gêneros acadêmicos estudados, como com o uso de determinadas ferramentas digitais. Vale ressaltar que a utilização das TICs nas práticas de ensino está se tornando imprescindível no âmbito educacional, sendo como um elo que une a produção textual e os processos de multiletramentos.


Palavras-chave


Ensino de Língua Estrangeira, Gêneros Textuais, TICs.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.