ASPECTOS NEGATIVOS DAS INTERAÇÕES POR MEIO DA ESCRITA NA VISÃO DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO A DISTÂNCIA

Doris de Almeida Soares

Resumo


Este trabalho discute algumas questões ligadas à experiência de aprender on-line e como os alunos se inserem nesta através do discurso escrito. Para tanto, foi realizado um estudo empírico com 20 professores de línguas matriculados em um curso de extensão de 10 semanas na plataforma TelEduc. Estes responderam a um questionário no meio do curso e a questões por e-mail, ao término do mesmo. O questionário enfocava os comportamentos dos participantes nas ferramentas do curso (fórum, perfil e portfólio) e as perguntas por e-mails solicitavam uma avaliação da experiência de aprender on-line. Apesar de os dados indicarem que a experiência foi avaliada como positiva, alguns depoimentos apontam aspectos negativos da aprendizagem on-line relacionados à interação por meio da linguagem escrita no ambiente virtual. São eles a insegurança, a sensação de não pertencer ao grupo e a preocupação com a preservação de face. Este trabalho discute essas questões, as quais podem impactar negativamente o processo de aprendizagem, à luz das práticas discursivas que encontramos na sala de aula presencial. Sugere, também, que busquemos estar atentos e adequar nossas práticas discursivas para atender as demandas da aprendizagem colaborativa mediada pelo computador.


Palavras-chave


Educação a distância; Discurso mediado pelo computador; Estudo empírico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.