O narrador chiffonnier no romance de Caio Fernando Abreu

Milena Mulatti Magri

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da memória da ditadura militar brasileira no romance Onde andará Dulce Veiga? (2007), de Caio Fernando Abreu, a partir, sobretudo, da construção de um ponto de vista fragmentário. Para tanto, privilegiamos a investigação da construção de um narrador que se aproxima das figuras do chiffonnier e do materialista histórico, presentes na obra de Walter Benjamin, em seus respectivos textos “Paris do Segundo Império” (1989) e “Sobre o conceito de história” (2005). Procuramos demonstrar como o romance em questão apresenta um esforço de compreensão deste passado recente da história brasileira, que se configura como uma memória traumática, representada por meio de um romance fragmentário. O trauma que define seu passado e sua memória afeta o momento presente do protagonista, o que se demonstra também por detalhes do seu cotidiano.

Palavras-chave


Narrador; Caio Fernando Abreu; Chiffonnier; Walter Benjamin

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, C. F. Onde andará Dulce Veiga? Um romance B. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

ABREU, C. F. Morangos mofados. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ABREU, C. F. Os dragões não conhecem o paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: ______. Documentos de cultura, documentos de barbárie. Escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix / Edusp, 1986.

BENJAMIN, W. Paris do segundo império. In: ______. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BENJAMIN, W. O narrador. In: ______. Obras escolhidas – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. Trad. Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. In: LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2009.

PELLEGRINI, T. Milton Hatoum e o regionalismo revisitado. Luso-Brazilian Review, Estados Unidos, v. 41, n. 1, p. 121-138, 2004.

WOHLFARTH, I. Et cetera? De l’historien comme chiffonnier. In: WISMANN, H. Walter Benjamin et Paris. Colloque internacional, 27-29 juin 1983. Paris: Cerf, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.1.10.62-76

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.