Cidade-montagem e cidade-confluência: As “Berlins” de Döblin e de Benjamin

Anna Flávia Dias Salles

Resumo


Resumo: Pretende-se, neste artigo, analisar aspectos dos distintos métodos narrativos com que os escritores Alfred Döblin e Walter Benjamin abordam a cidade de Berlim em suas obras, respectivamente, Berlin Alexanderplatz - a história de Franz Biberkopf, e Infância em Berlim por volta de 1900. Demonstra-se que ambos os autores logram rasurar a linha divisória entre espaços público e privado na cidade, reforçando a ideia de uma contiguidade indissociável entre estes nas obras em foco. Döblin pretende, com sua montagem literária de documentos, impregnar a Berlim ficcional de autenticidade, enquanto Benjamin se propõe, por meio de uma escrita fragmentária e errante, a abrir os acontecimentos singulares da vida citadina à dimensão histórica.

Palavras-chave: representações da cidade, montagem literária, memória.

Abstract: This article aims to analyze aspects of the distinct narrative methods
with which writers Alfred Döblin and Walter Benjamin approach the city of Berlin
in their works, respectively, Berlin Alexanderplatz – the story of Franz Biberkopf,
and Berlin Childhood around 1900. It is established that both authors manage to erase the dividing line between public and private spaces in the city, reassuring the idea of an inseparable contiguity between them in the focused works. Döblin intends, with his literary assemblage of documents, to impregnate the fictional Berlin with authenticity, while Benjamin proposes, through a fragmentary and erratic writing, to open the singular events of the city life to the historical dimension.

Keywords: representations of the city, literary assemblage, memory.


Palavras-chave


representações da cidade, montagem literária, memória.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.14.1.25-36

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