O sonho do indecifrável: natureza, poesia e pensamento na obra de Luís Quintais

Patricia Chanely Silva Ricarte

Resumo


Neste ensaio, analiso alguns poemas de Luís Quintais, angolano radicado em Portugal, com vistas à relação entre poesia e pensamento engendrada por imagens da natureza. Nessa obra de concepção eminentemente reflexiva, cujo viés interrogativo recai sobre a precariedade do signo poético, as imagens da natureza funcionam no sentido de colocar em xeque as convenções da linguagem, constituindo uma experiência em que se imbricam poesia e pensamento. Nesse sentido, procuro me aproximar dessas questões a partir dos seguintes recortes ou subtemas: a relação entre natureza, linguagem e (des)conhecimento; a imagem da natureza na arte; o elogio da cegueira e a oposição entre ver e pensar; a natureza e a questão da alteridade.

Texto completo:

PDF

Referências


HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. de Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 1992.

HEIDEGGER, Martin. A essência da linguagem. In. ______. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003. p. 121-171.

QUINTAIS, Luís. Angst. Lisboa: Cotovia, 2002.

QUINTAIS, Luís. Poesia revisitada (1995-2010). Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

QUINTAIS, Luís. O mundo já acabou, e agora o que fazer? (Entrevista concedida a Deyse dos Santos Moreira). Revista de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Niterói, v. 4, n. 8, p. 207-212, abril de 2012.

VATTIMO, Gianni. A quebra da palavra poética. In: ______. O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.6.75-85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.