Walter Benjamin e Paul Ricoeur: narração e experiência por vir.

Sara Hartmann

Resumo


O presente artigo considera as articulações entre narração e experiência, tal como foram elaboradas por Walter Benjamin e Paul Ricoeur no século XX, enquanto elementos fundamentais para a discussão das afinidades entre literatura e política. As elaborações de Benjamin acerca de tais noções colocaram em pauta a inacessibilidade de uma experiência tradicional, ao mesmo tempo em que apontaram para novas formas emergentes no campo da literatura. Dentre os autores que se dedicaram a dar continuidade à tal análise, Paul Ricoeur foi quem investigou exemplarmente as transformações da narrativa enquanto técnica de produção de sentido e identidade, em uma época em que o diagnóstico de Benjamin acerca da experiência individualizada intensificou-se vertiginosamente. Este artigo procura explorar as elaborações de ambos os autores quanto às noções de experiência e de narrativa, buscando produzir um encontro entre as suas perspectivas que seja significativo para a atualidade.


Palavras-chave


Narração; Experiência; Benjamin; Ricoeur

Texto completo:

PDF

Referências


AUERBACH, E. Ensaios de literatura ocidental: filologia e crítica. São Paulo: Duas Cidades, 2007.

AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BAUDELAIRE, C. Les fleurs du mal. Paris: Pocket, 2006.

BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. v. 1.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. v. 1.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. v. 1.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de História. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. v. 1.

BENJAMIN, W. Œuvres. Paris: Éditions Gallimard, 2000. tome III.

GADAMER, H.-G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

GAGNEBIN, J. M. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. v. 1.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2007.

LUKACS, G. The theory of the novel. Massachusetts: The MIT Press, 1971.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994. tomo 1.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994. tomo 2.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.13-23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.